Experiência do cliente e-commerce
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9 dicas para melhorar a experiência do cliente em seu e-commerce

O número de lojas virtuais tem crescido de forma desenfreada nos últimos anos e, com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso encontrar maneiras de melhorar a experiência do cliente em seu e-commerce e aumentar seus resultados.

A experiência que um consumidor tem ao acessar seu comércio eletrônico é decisiva, não só para que ele adquira algum produto, mas também para garantir que sua loja possa se destacar dos concorrentes e atrair e fidelizar um maior número de clientes.

Para te ajudar, separamos 9 dicas que vão te ajudar a melhorar a experiência do cliente em seu e-commerce. Confira!

1. Escolha uma boa plataforma de e-commerce

A primeira dica para garantir que seu e-commerce oferece uma boa experiência para os clientes é escolher uma boa plataforma para criar e hospedar sua loja virtual.

Existem inúmeras plataformas disponíveis para que você crie seu e-commerce, por isso, antes de escolher uma, é preciso estar atento a algumas funcionalidades que são essenciais para garantir que seus consumidores tenham uma experiência satisfatória.

O primeiro ponto a ser levado em consideração é o tempo de carregamento das páginas de sua loja virtual, uma vez que, para que o usuário possa ter uma boa experiência é preciso que todas as informações sejam carregadas rapidamente.

Outros fatores importantes são a facilidade em realizar o check-out, ou seja, em finalizar a compra, e a responsividade para celulares.

Sem esses requisitos, é muito provável que seus clientes não tenham uma boa experiência com seu e-commerce, prejudicando suas vendas e seus resultados.

2. Organize as informações de seu negócio

Outra ação fundamental para oferecer uma experiência positiva aos clientes de seu e-commerce é disponibilizar todas as informações que o usuário precisa de forma organizada e intuitiva.

Pense em sua loja virtual como sendo a vitrine de uma loja física.

Não parece uma boa ideia abarrotá-la de informações e dificultar a navegação e a compreensão do consumidor.

Para que isso não aconteça, é ideal manter o design clean, apresentando apenas as informações que são importantes para a navegação do usuário, sem poluir sua página com muitas imagens e textos.

Também é importante organizar as informações disponibilizadas no rodapé de seu e-commerce: utilize-o para apresentar dados que são relevantes para os clientes, como as redes sociais de sua empresa, sua política de privacidade, os canais de atendimento, etc.

3. Crie boas descrições para seus produtos

Para que seu cliente tenha uma boa experiência, ele precisa conhecer os produtos que são oferecidos por seu e-commerce, e, para isso, é fundamental que você crie boas descrições para cada um deles.

Lembre-se, que, diferentemente das lojas físicas, o cliente não pode tocar o produto e, por isso, cabe a você oferecer informações completas sobre ele, apontando suas características, diferenciais e outros detalhes relevantes.

Também é importante que, ao elaborar suas descrições, você utilize palavras-chave que possam melhorar o posicionamento de seus produtos e de sua loja nos mecanismos de busca.

4. Inclua imagens de qualidade dos produtos

Assim como as descrições, incluir imagens dos produtos de seu e-commerce também é essencial para melhorar a experiência do cliente e incentivá-lo a realizar a compra..

Como já dissemos, o cliente não pode analisar o produto ao vivo, então é muito importante que você forneça imagens dos mais diversos ângulos, dando ao consumidor uma melhor visualização do produto.

5. Ofereça atendimento ágil e humanizado

A experiência do cliente está muito ligada à qualidade do atendimento oferecido, até mais do que aos valores dos produtos de seu e-commerce, por exemplo.

Por isso, para garantir que seus consumidores tenham uma boa experiência, é fundamental que sua empresa ofereça canais de atendimento e que o suporte oferecido seja, ao mesmo tempo, ágil e humanizado.

Dessa forma, o cliente se sente valorizado pela empresa, o que melhora sua experiência de compra e aumenta suas chances de fidelização e de melhores resultados.

6. Esteja atento ao seu estoque

Imagine que um usuário acesse seu e-commerce e tente realizar a compra de um produto apenas para descobrir, no último instante, que ele não está disponível.

É muito provável que ele fique insatisfeito e desista de adquirir qualquer coisa em sua loja virtual.

Por isso, se você quer melhorar a experiência do cliente em seu e-commerce, é muito importante gerenciar seu estoque corretamente.

Não divulgue produtos que não estão disponíveis e, caso um produto se esgote, atualize as informações em sua página rapidamente, evitando surpresas e insatisfação para seus consumidores.

7. Cuide da logística de seu e-commerce

Existem fatores que podem tornar a experiência de seu cliente negativa, como o preço do frete e o prazo de entrega do produto, por exemplo.

Para evitar que seu e-commerce perca vendas por esses motivos, é importante planejar bem a estratégia de logística de sua loja, buscando oferecer fretes que não sejam tão altos e prazos de entrega mais rápidos.

8. Ofereça um pós-venda de qualidade

A experiência do cliente não termina no momento em que ele finaliza a compra em seu e-commerce.

Para garantir altos índices de satisfação, é preciso estar atento também ao pós-venda oferecido por sua empresa.

Por isso, após realizar uma venda, procure saber como foi a experiência de compra do cliente e qual feedback ele pode oferecer.

Além disso, certifique-se de que sua loja também forneça um serviço que possibilite a troca e a devolução de produtos.

Essas atitudes fazem com que o cliente se sinta especial, aumentando sua satisfação e deixando uma boa impressão de seu e-commerce.

9. Aposte em uma consultoria especializada

Para melhorar a experiência do cliente em seu e-commerce é muito importante contar com ajuda profissional.

Uma consultoria para e-commerce pode ajudar sua empresa a traçar estratégias que garantam uma experiência positiva para os clientes de sua loja virtual, melhorando suas vendas e aumentando os resultados de sua empresa.

Acesse o site da Pageshop e conheça nosso projeto de consultoria especializada para e-commerce.

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