Organizar o estoque é uma das etapas mais importantes para uma gestão mais eficiente de seu e-commerce.
Pensando nisso, trouxemos um passo a passo completo para te ajudar a otimizar a organização do estoque de sua loja virtual. Confira!
1. Mapeie seus produtos
A primeira dica para organizar o estoque de seu e-commerce é mapear todos os produtos disponíveis em seu depósito.
Dessa forma, você poderá enxergar com mais facilidade quais são os produtos de sua loja virtual e organizá-los com mais praticidade e eficiência.
2. Classifique as mercadorias
Após mapear todas as mercadorias de seu e-commerce, é a hora de organizá-las e classificá-las.
Alguns dos critérios que você pode usar para segmentar seus produtos são os seguintes:
- Tamanho
- Cor
- Gênero
- Modelo
- Marca
- Nome da mercadoria
Existem também outras informações que você pode usar para classificar seus produtos, dependendo do segmento em que sua loja virtual se encaixa.
O importante é que você separe os diferentes produtos existentes no estoque de seu e-commerce e organize-os de acordo com um certo critério.
3. Faça um inventário de seu estoque
O inventário é uma das etapas mais importantes quando se trata de organizar o estoque de seu e-commerce.
Neste momento, você deverá realizar a contagem de seus produtos e registrar a quantidade disponível de cada item, considerando os diferentes modelos, tamanhos, cores, ou qualquer outro critério que tenha sido usado para a classificação das mercadorias.
Na realização do inventário, você também deve criar descrições para cada produto, além de inserir o código SKU (Stock Keeping Unit), ou, como é chamado em português, Unidade de Manutenção de Estoque, que é essencial para que você possa identificar as mercadorias armazenadas em seu estoque com mais facilidade.
4. Organize as prateleiras
Com o inventário de seu estoque pronto, é hora de organizar as prateleiras de seu armazém.
Ao realizar esse procedimento, é importante que você ordene os produtos de forma que eles possam ser acessados facilmente, além de deixar itens semelhantes próximos uns dos outros para simplificar sua localização.
Lembre-se, também, de criar etiquetas ou outra forma de auxiliar na rápida identificação dos produtos disponíveis em cada prateleira.
Dessa forma, além de garantir que seu estoque esteja sempre arrumado, você também facilita a organização de seus produtos sempre que houverem reposições.
5. Treine sua equipe
Depois de definir todos os critérios que serão adotados para organizar o estoque de seu e-commerce, é necessário treinar seu time para garantir que eles estejam alinhados com o processo.
Portanto, separe um tempo para mostrar aos membros de sua loja virtual como tudo deve ser feito e porque a organização deve sempre prevalecer.
6. Automatize a gestão do estoque
Organizar seu estoque de forma 100% manual pode ser uma tarefa difícil, especialmente se suas provisões forem muito grandes.
Por isso, é importante que você pesquise sobre os diferentes softwares de gestão existentes no mercado e escolha aquele que melhor se encaixa nas necessidades de sua loja virtual.
Assim, além de melhorar a organização de seu estoque, você também pode otimizar a gestão de seu tempo e se dedicar a atividades mais estratégicas e que possam trazer maiores resultados para seu e-commerce.
Conclusão
Agora que você já conhece nossas dicas, é hora de aplicá-las em seu e-commerce e começar a organizar seu estoque com mais eficiência e assertividade.
E se você está procurando soluções para melhorar outros aspectos de sua loja virtual, conte com a Pageshop!
Nossa consultoria para e-commerce oferece soluções completas para te ajudar a alcançar o sucesso em seu negócio online.
Acesse nosso site e saiba mais!
Se você gostou deste artigo, continue acompanhando o Blog da Pageshop. Nos siga também no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.