Margem de lucro e-commerce
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Como calcular a margem de lucro de seu e-commerce?

A margem de lucro é um indicador muito importante para entender como anda a saúde financeira de seu e-commerce.

Apesar disso, muitos comerciantes não sabem como calcular essa métrica e, consequentemente, não sabem se sua loja virtual está obtendo um bom índice de lucro ou não.

Pensando nisso, criamos este conteúdo para te ajudar a entender o que é margem de lucro e como calculá-la em seu e-commerce. Confira!

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é um indicador percentual que demonstra o lucro obtido por uma empresa com a comercialização de seus produtos ou serviços.

Além de demonstrar como anda a lucratividade de seu e-commerce, a margem de lucro também é importante para calcular o preço de venda de seus produtos com  mais assertividade e garantir que sua empresa ganhe o suficiente para pagar pelas mercadorias e reter uma parte da receita.

Quando pensamos em margem de lucro, existem dois tipos: a margem de lucro bruto e a margem de lucro líquido.

Margem de lucro bruto e margem de lucro líquido

A margem de lucro bruto indica a rentabilidade apenas das vendas do seu e-commerce e, por isso, seu cálculo leva em conta apenas os custos relacionados à produção das mercadorias, ou seja, gastos com matéria-prima e mão de obra.

A margem de lucro líquida por sua vez, considera a lucratividade de sua loja virtual como um todo e é calculada com base em todas as despesas de seu e-commerce, ou seja, além dos custos relacionados à produção, também estão inclusos os gastos com impostos e custos administrativos.

Como calcular a margem de lucro?

Agora que você já sabe o que é margem de lucro, e quais são as diferenças entre as margens bruta e líquida, é hora de aprender a calcular esses percentuais em seu e-commerce.

Confira:

Margem de lucro bruto

O primeiro passo para calcular a margem de lucro bruto de sua loja virtual é subtrair os custos de produção do valor de sua receita total.

Para isso, aplica-se a seguinte fórmula:

Lucro Bruto = Receita Total – Custos de Produção

Após obter o valor de seu lucro bruto, é necessário dividi-lo por sua receita total e multiplicar o resultado por 100 para obter o valor percentual de sua margem de lucro.

Dessa forma, o cálculo realizado será o seguinte:

Margem de Lucro Bruto = (Lucro Bruto / Receita Total) x 100

Para aplicar melhor esses cálculos, vamos analisar um exemplo prático.

Imagina que você tem um e-commerce que vende produtos saudáveis e, em um determinado período, sua receita total foi de R$ 16.000,00.

Nesse mesmo período, você teve um custo de R$ 10.000,00 relacionado à produção de seus produtos e à mão de obra. 

O primeiro passo, então, é calcular o lucro bruto obtido no período, como mostrado abaixo:

Lucro Bruto = 16.000 – 10.000

Lucro Bruto = 6.000

Agora que você sabe que teve um lucro bruto de R$ 6.000,00 no período, é necessário calcular a margem de lucro.

Margem de Lucro Bruto = (6.000 / 16.000) x 100

Margem de Lucro Bruto = 0,375 x 100

Margem de Lucro Bruto = 37,50%

Assim, a margem de lucro bruto de seu e-commerce neste período foi de 37,50%.

Margem de lucro líquido

Como dissemos anteriormente, a margem de lucro líquido considera os custos totais da operação de seu e-commerce, o que inclui as despesas administrativas, como impostos, aluguel, remuneração etc.

Assim como na margem de lucro bruto, o primeiro passo para calcular este indicador é descobrir o valor de seu lucro líquido.

Para isso, realiza-se o seguinte cálculo:

Lucro Líquido = Receita Total – Custos Totais de Operação

Depois de obter esse valor, é necessário dividi-lo pela sua receita total e multiplicar o resultado por 100, assim como feito anteriormente.

Margem de Lucro Líquido = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100

Voltemos, então, ao exemplo anterior:

Você é dono de um e-commerce de produtos saudáveis que em um determinado período faturou R$ 16.000,00 e teve um custo de produção de R$ 10,000,00.

Porém, além desse custo, você também teve despesas administrativas que somaram o valor de R$ 2.000,00, logo, seus custos totais foram de R$ 12.000,00.

Primeiramente, devemos calcular seu lucro líquido.

Lucro Líquido = 16.000 – 12.000

Lucro Líquido = 4.000

Agora que você sabe que seu lucro líquido no período foi de R$ 4.000,00 neste período, é necessário calcular a margem de lucro obtida por seu e-commerce.

Margem de Lucro Líquido = (4.000 / 16.000) x 100

Margem de Lucro Líquido = 0,25 x 100

Margem de Lucro Líquido = 25%

Assim, chegamos a conclusão de que seu e-commerce alcançou uma margem de lucro de 25% neste período.

Como definir a margem de lucro ideal para seu e-commerce?

Após aprender a calcular a margem de lucro de seu e-commerce, você provavelmente deve estar se perguntando qual é o percentual ideal para seu negócio.

A verdade, porém, é que não existe uma margem de lucro padrão para as lojas virtuais.

Esse valor depende bastante do nicho de mercado em que seu e-commerce está inserido, quais produtos ou serviços você oferece, como é feita a precificação de suas mercadorias, quais custos estão envolvidos em seu processo e muito mais.

Por isso, mais importante do que se preocupar em atingir uma margem de lucro ideal, é importante estar atento às suas estratégias financeiras e analisar cuidadosamente a lucratividade de seu e-commerce para garantir uma boa saúde financeira.

Conclusão

Agora que você já está familiarizado com o conceito de margem de lucro e com as fórmulas necessárias para calculá-la, é hora de colocar os aprendizados deste artigo em prática.

E para isso, você pode contar com a Pageshop!

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