Quando se tem um e-commerce, saber calcular o preço de venda dos produtos é uma das tarefas mais importantes que existem.
Se seus produtos forem vendidos por um valor muito baixo, sua loja virtual não conseguirá atingir uma boa margem de lucro, e se os valores forem muito altos, você corre o risco de afastar seus clientes.
Por esse motivo, saber como calcular os preços de venda em sua loja é essencial para atingir os resultados esperados.
Para te ajudar nessa tarefa, vamos te explicar melhor porque é importante calcular o preço de venda dos produtos de seu e-commerce, quais fatores influenciam neste cálculo e como realizar o cálculo corretamente. Confira!
Por que calcular o preço de venda de seus produtos?
O preço de venda nada mais é do que o valor final que será cobrado de seus clientes para que eles possam adquirir os produtos oferecidos em seu e-commerce.
Por esse motivo, é importante que os cálculos sejam feitos corretamente, garantindo que sua loja virtual cobre o preço ideal pelas as mercadorias vendidas, atraindo mais vendas e mais lucratividade para seu negócio.
Além disso, calcular o preço de venda de seus produtos corretamente também permite que o balanceamento entre os seus custos e seus ganhos seja feito com mais precisão, evitando problemas com o faturamento de seu e-commerce.
Quais fatores influenciam o cálculo do preço de venda de seus produtos?
Existem fatores que influenciam diretamente no valor dos produtos vendidos em seu e-commerce e é fundamental que eles sejam levados em conta ao calcular o preço de venda de suas mercadorias.
Confira quais são esses fatores:
Despesas fixas
As despesas fixas são aquelas que, independentemente da quantidade de vendas realizadas em seu e-commerce, continuam as mesmas todos os meses.
Dentre as principais despesas fixas estão o aluguel de seu espaço, as contas de água, luz e internet e o salário de seus colaboradores.
Despesas variáveis
As despesas variáveis são aquelas que estão diretamente relacionadas com suas vendas e podem variar de um período para outro.
As taxas de cartão de crédito e outras formas de pagamento, embalagens e outros materiais necessários para a realização das vendas e os impostos pagos são exemplos de despesas que mudam de acordo com a demanda de seu e-commerce.
Margem de lucro
A margem de lucro é a porcentagem que sua loja virtual ganha pela a venda de cada produto.
Não existem porcentagens ideais para a margem de lucro de todos os produtos e empresas do mercado, por isso é importante levar em conta o seu nicho de atuação e o perfil de seus clientes para poder definir um percentual justo tanto para seu negócio quanto para os consumidores.
Concorrência
Apesar de não ser um fator incluído no cálculo de seu preço de venda, é muito importante observar a precificação feita por seus concorrentes para garantir que o valor de seus produtos esteja dentro da realidade do mercado.
Como calcular o preço de venda de seus produtos?
Encontrar o preço de venda ideal para suas mercadorias pode parecer complexo, mas existem modelos de precificação que tornam essa tarefa mais prática.
Aqui, vamos te ensinar a aplicar o modelo de precificação baseado em custos para calcular o preço de venda de seus produtos.
Este modelo, também conhecido como Markup, é um dos mais usados para a precificação de produtos.
Para realizar o cálculo do preço de venda utilizando este modelo é necessário, primeiro, calcular o Custo da Mercadoria Vendida (CMV), que é o valor que você paga por cada produto.
Para isso, é necessário aplicar a seguinte fórmula:
CMV = custo de aquisição ou fabricação – descontos – impostos recuperáveis + impostos não recuperáveis + frete + seguros + outros custos
Depois, é necessário aplicar a seguinte fórmula para calcular o Markup:
Markup = 100 / [100 – (despesas variáveis + despesas fixas + margem de lucro pretendida)]
Neste cálculo os valores das despesas são calculados de forma percentual, a partir da estimativa do impacto que cada uma delas tem sobre suas vendas.
Para calcular essa porcentagem é necessário realizar o seguinte cálculo:
Total anual de despesas (fixas ou variáveis) / total anual de vendas x 100
Por fim, para obter o preço de venda, é necessário realizar a multiplicação entre o valor obtido no cálculo do Markup e do CMV.
Preço de venda = markup x CMV.
Para tornar as coisas mais claras, vamos imaginar um exemplo em que as despesas fixas somam 5%, as despesas variáveis somam 10% e a margem de lucro é de 30%.
Aplicando a fórmula do markup, teríamos o seguinte cálculo:
Markup = 100 / [100 – (5 + 10 +30)]
Markup = 100 / 55
Markup = 1,82
Depois de realizar o cálculo do markup, temos que calcular o preço de venda.
Considerando um produto que tenha o CMV de R$ 50,00, o cálculo será o seguinte:
Preço de venda = 1,82 x 50
Preço de venda = 91
Dessa forma, temos que o preço de venda ideal para esse produto é de R$ 91,00.
Conclusão
Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre o cálculo do preço de venda de seus produtos, é hora de começar a calcular os valores ideais e garantir melhores resultados para seu e-commerce.
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