Existem algumas ações que são definitivas para definir o sucesso de vendas de seu e-commerce, e uma delas é escolher seu mix de produtos de forma assertiva.
Um bom mix de produtos é essencial para atrair o público-alvo de sua loja virtual e para garantir que seu negócio tenha um bom faturamento.
Neste artigo, vamos te explicar melhor o significado de mix de produtos e apresentar 6 dicas que vão te ajudar a definir o mix de produtos de seu e-commerce. Confira!
O que é mix de produtos?
Se seu e-commerce se limita a apenas um tipo de produto ou a produtos com pouca variedade, é muito provável que os clientes, pouco a pouco, percam o interesse em sua loja ou encontrem outro lugar para comprar produtos que atendam às suas necessidades.
Por esse motivo, o conceito de mix de produtos é tão importante.
Mix de produtos nada mais é do que a variedade de produtos oferecidos por uma empresa, ou seja, o catálogo de mercadorias que uma marca oferece para seus consumidores.
Ao oferecer uma maior diversidade de produtos, é possível atender clientes que tenham diferentes perfis, aumentar a vantagem competitiva da loja virtual e realizar mais vendas, entre outros benefícios.
No entanto, para montar um mix de produtos assertivo e que possa aumentar o faturamento de seu comércio eletrônico é preciso muito planejamento e decisões estratégicas.
Como definir o mix de produtos de seu e-commerce?
Para que você possa definir o mix de produtos de seu e-commerce de forma assertiva, separamos algumas dicas. Veja a seguir!
1. Analise sua loja virtual
O mix de produtos precisa ser compatível com os objetivos que seu e-commerce deseja atingir, por isso é importante estudar o funcionamento de seu negócio de forma detalhada.
Analisar o nicho de mercado de sua loja virtual, os produtos que já são oferecidos, a operação logística que é realizada e os recursos financeiros disponíveis poderá te ajudar a entender melhor a situação atual de seu comércio eletrônico.
Dessa forma, você poderá traçar a melhor estratégia para aumentar a diversidade de produtos oferecidos por sua marca.
2. Conheça seu público-alvo
Ao definir o mix de produtos de seu e-commerce, é preciso escolher produtos que atraiam os clientes e que atendam às suas necessidades e, para isso, é essencial que você conheça o público-alvo de sua empresa.
A melhor maneira de conhecer melhor o perfil de seus consumidores é criar uma persona para seu comércio eletrônico, ou seja, uma representação fictícia daquele que seria o cliente ideal da empresa.
Para criar sua persona é preciso se basear em dados reais, que podem ser obtidos por meio das informações internas de empresa, pesquisas de mercado a até mesmo por meio de entrevistas com seus clientes atuais.
Assim, você poderá identificar com mais facilidade quais produtos devem fazer parte de seu catálogo, com base nas necessidades e desejos dos consumidores.
3. Acompanhe seu histórico de vendas
Outro fator importante que irá te ajudar a definir o mix de produtos de seu negócio é o histórico de vendas de seu e-commerce.
Além de mostrar quais são os produtos mais vendidos de sua loja, estes registros também são importantes pois apontam o ciclo de vida de cada produto, ou seja, em qual fase de venda ele se encontra: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Em posse dessas informações, você poderá criar estratégias mais assertivas para organizar seu mix de produtos.
4. Analise a concorrência
Para montar um mix de produtos que seja competitivo em seu nicho de mercado, é importante estudar as práticas adotadas por seus concorrentes.
Ao analisar a concorrência você poderá coletar informações importantes que te ajudarão a entender quais são as demandas dos clientes de seu nicho de mercado, além de possibilitar que você encontre janelas de oportunidades que não estão sendo satisfeitas por seus concorrentes e que podem se tornar um diferencial competitivo.
5. Fique atento à sazonalidade
Ao escolher seu mix de produtos, é preciso estar atento à sazonalidade e garantir que seu e-commerce possa oferecer produtos de forma assertiva durante o ano inteiro.
Existem mercadorias que só possuem demanda em determinados períodos e outras que costumam ficar em alta durante datas comemorativas.
Produtos sazonais são ótimos para garantir mais inovação para o mix de produtos de seu e-commerce e aumentar suas vendas em períodos específicos, mas é importante que haja uma estratégia por trás da definição destes produtos.
6. Conte com uma consultoria especializada
Para garantir que o mix de produtos de seu e-commerce possa atrair mais consumidores e garantir mais vendas, é importante contar com profissionais experientes para guiá-lo enquanto você define as mercadorias que serão oferecidas.
Para isso você pode contar com a Pageshop!
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