Organizar a logística de entrega dos produtos de seu e-commerce é essencial para garantir o sucesso de seu negócio.
Se você já teve a experiência de comprar um produto e ter problemas com a etapa de entrega, deve saber o quão frustrante isso é.
Se sua loja virtual não possuir uma logística eficiente, as chances dos consumidores cancelarem as compras feitas e abandonarem sua empresa são altas.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a organizar melhor a logística de seu e-commerce e oferecer melhores experiências para seus clientes. Confira!
1. Organize todas as etapas
O primeiro passo para otimizar seu processo logístico é entender como ele funciona e organizá-lo.
A logística de seu e-commerce começa no momento em que o pagamento é confirmado, então, para estruturar melhor esse processo, defina todas as etapas que acontecem depois disso.
Pense, por exemplo, em quais ações precisam ser realizadas até que o produto seja entregue, quem será o responsável por cada uma delas e quanto tempo elas durarão.
Com todas essas informações, você poderá definir estratégias para otimizar cada procedimento e garantir uma logística mais eficiente.
2. Mantenha o estoque arrumado
Um estoque bagunçado é um dos fatores que mais prejudicam a logística de seu e-commerce.
Por isso, é essencial que seu estoque seja gerenciado corretamente e que todas as mercadorias estejam organizadas em categorias e de forma que facilite a sua identificação.
Assim, além de evitar confusões no momento da compra, será muito mais fácil para sua equipe realizar o processo de separação dos produtos para o envio.
3. Pense nas opções de entrega
Outro fator importante na hora de organizar a logística de seu e-commerce é pensar quais são as melhores opções de entrega para seu negócio.
De acordo com a pesquisa da Moosend, a maioria dos abandonos de carrinho nas lojas virtuais ocorrem por conta dos altos custos de envio ou pelos prazos de entrega muito longos.
Portanto, para que sua empresa não tenha esse tipo de problema, é necessário escolher opções que ofereçam entregas ágeis e por um valor justo.
4. Gerencie os pedidos
Para uma logística mais eficiente, você precisa estar sempre ciente do status de seus pedidos.
Para isso, é essencial que você centralize sua gestão e controle os pedidos que já foram aprovados, os que estão sendo embalados e os que já estão em trânsito.
Acompanhado cada etapa de seus pedidos, você poderá garantir que a entrega foi feita corretamente, além de se prevenir de possíveis imprevistos.
5. Defina um processo de logística reversa
A logística reversa é o processo realizado quando um cliente precisa devolver ou trocar o produto adquirido na loja virtual.
Ao organizar a logística de seu e-commerce, é fundamental que você defina uma estratégia específica para esse tipo de caso, uma vez que o Código de Defesa do Consumidor prevê o direito de arrependimento ao comprador.
Uma boa ideia para ajudar na definição de sua logística reversa é criar uma política de troca e devolução com todas as informações necessárias e disponibilizá-la no site de seu e-commerce.
6. Acompanhe as métricas
As métricas e os indicadores de seu e-commerce são importantes para organizar todas as áreas de seu negócio, inclusive a logística.
Para entender como melhorar a logística de seu comércio eletrônico, acompanhe métricas como a taxa de abandono dos carrinhos de compra e a taxa de conversão.
Essas informações te ajudarão a identificar os motivos que atrapalham suas vendas, como o frete muito caro ou o tempo de espera longo, e tomar as medidas necessárias para melhorá-los.
7. Conte com uma consultoria especializada
Criar uma boa estratégia de logística pode ser um pouco trabalhoso e, por isso, é importante contar com uma equipe especializada para te ajudar.
A consultoria para e-commerce da Pageshop oferece todas as soluções que você precisa para organizar a logística de sua loja virtual e garantir melhores resultados para seu negócio.
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