Se você está pensando em começar um e-commerce, mas não possui o capital necessário para investir em um estoque físico e estratégias de logística, o dropshipping pode ser a solução que você precisa.
Neste artigo vamos te explicar o que é e como funciona o dropshipping e quais são as vantagens que este modelo de negócio oferece para seu e-commerce. Confira!
O que é Dropshipping?
O dropshipping, que em tradução literal significa “livre de remessa”, é um modelo comercial em que o lojista atua apenas como um intermediário no processo de vendas de sua loja virtual.
No dropshipping, o pedido de compra do cliente é recebido pelo e-commerce e é repassado ao fornecedor, que será o responsável por providenciar o produto, embalá-lo e realizar o seu envio para o consumidor.
Assim, ao adotar este modelo de negócio, o lojista não precisa se preocupar em manter um espaço físico e sua loja virtual funciona apenas como uma vitrine para que os clientes escolham seus produtos.
Como o Dropshipping funciona?
Agora que você entendeu o que é dropshipping, deve estar se perguntando como esse modelo de negócio funciona na prática.
Abaixo estão as etapas de funcionamento do dropshipping. Acompanhe:
1. O cliente faz o pedido no e-commerce
A primeira etapa ocorre quando o cliente acessa a página de seu e-commerce e visualiza os produtos que estão disponíveis em sua loja.
Neste momento, temos a primeira diferença entre o dropshipping e o modelo tradicional.
Isso porque o catálogo de produtos de sua loja é, na verdade, criado e disponibilizado previamente pelo fornecedor.
Nesta etapa, o cliente seleciona os produtos que serão comprados e realiza o pagamento através do e-commerce.
2. O vendedor repassa o pedido para o fornecedor
Depois que o pedido de compra for realizado, o vendedor realiza a aprovação do pagamento e encaminha o pedido para o fornecedor.
Este processo acontece por trás da compra e não fica visível para o cliente, nem interfere em sua experiência de compra.
3. O fornecedor envia o pedido para o cliente
Depois de receber a ordem de compra, o fornecedor fica responsável por embalar o pedido e por realizar o seu transporte e sua entrega para o cliente.
Aqui, a única responsabilidade que o lojista pode ter, é a de recolher o código de rastreio do produto e enviá-lo para que o cliente possa acompanhar o status de entrega de seu pedido.
Vantagens do Dropshipping para seu e-commerce
O dropshipping oferece diversas vantagens para seu e-commerce nós citamos algumas delas abaixo:
Redução de custos
O dropshipping, como já mencionamos anteriormente, não exige que você tenha um estoque físico, o que reduz gastos com localidade, embalagens e transporte por exemplo.
Além disso, como todo o processo de logística é feito pelo fornecedor, caso haja algum problema na entrega, os processos de devolução e troca de produtos também serão realizados por ele, garantindo menos custos para seu e-commerce.
Mix de produtos variado
Outra vantagem que o dropshipping oferece para seu e-commerce é a possibilidade de oferecer produtos variados para seus clientes.
Como a responsabilidade pelo estoque fica por conta dos fornecedores, que geralmente costumam disponibilizar produtos que possuam relação (como aparelhos eletrônicos e acessórios, por exemplo), sua loja virtual pode oferecer um mix de produtos variado.
Flexibilidade de trabalho
Um dos maiores benefícios do dropshipping é a flexibilidade de trabalho que ele oferece.
Como seu e-commerce não precisa ter um estoque físico, também não é necessário possuir um local fixo de trabalho.
Assim, com um notebook e uma conexão de internet estável, você pode administrar sua loja virtual de onde estiver.
Crescimento sustentável
Quando um e-commerce cresce, sua estrutura física também precisa se expandir, portanto, apesar de haver um aumento no faturamento, crescem também os gastos necessários para manter a empresa.
Porém, se sua loja virtual adotar um modelo de negócio como o dropshipping, sua empresa poderá crescer de forma sustentável, sem se preocupar com tantos gastos.
Conclusão
Agora que você já conhece o dropshipping, é hora de analisar se este modelo de negócio pode ajudar seu e-commerce a alcançar melhores resultados.
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