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Persona: Como definir o cliente ideal de seu e-commerce?

Muitas lojas virtuais enfrentam um desafio em comum: não saber direcionar suas estratégias de marketing digital para as pessoas certas.

Por esse motivo, para que seu e-commerce possa atingir bons resultados, é fundamental definir quem é a sua persona.

Neste artigo vamos te explicar melhor o que significa o conceito de persona, qual a diferença entre persona e público-alvo e qual é o passo a passo para definir a persona do seu e-commerce. Confira!

O que é Persona?

Persona, ou buyer persona como também é chamada, é a representação semifictícia do cliente ideal de seu e-commerce.

Sendo assim, a persona funciona como um personagem que deve ser criado com base nas principais necessidades, preferências e comportamentos de seus clientes em potencial.

Além disso, por se tratar de uma representação quase verdadeira de uma pessoa, a persona também deve ter nome, idade, profissão e até uma foto que retrate o consumidor ideal de seu comércio eletrônico.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Muitas pessoas confundem o conceito de persona e de público-alvo, mas é essencial destacar que cada um possui suas próprias características e particularidades e são conceitos completamente diferentes.

O público-alvo não faz referência a nenhuma pessoa em específico, mas sim a um conjunto de consumidores que possuem algumas características em comum.

A persona, por outro lado, possui características que a tornam real e não apenas uma representação abstrata das pessoas que acessam seu e-commerce.

Com essa distinção em mente, podemos exemplificar cada um dos conceitos da seguinte forma:

Público-Alvo: Mulheres entre 18 e 50 anos, que residem nas regiões sudeste e sul e que gostam de produtos de beleza

Persona: Ana é uma mulher de 30 anos, que trabalha como professora em uma escola particular no Rio de Janeiro e é apaixonada por cosméticos e produtos de beleza. Em seu tempo livre, Ana gosta de acompanhar suas blogueiras e influenciadoras preferidas nas redes sociais. Está sempre atenta ao lançamento de novos produtos e tendências, mas seu maior obstáculo na hora de comprar cosméticos é encontrar valores acessíveis e marcas que ofereçam produtos de qualidade.

Como definir a persona do seu e-commerce?

Por ser um personagem com tantas características, pode parecer difícil definir a persona de seu e-commerce, mas seguindo algumas etapas básicas, é possível criar o perfil de seu cliente ideal.

Reúna informações sobre seus clientes

O primeiro passo para definir a persona de seu e-commerce é reunir o máximo de informações possível sobre seus clientes ou consumidores em potencial.

Primeiro, roteirize algumas perguntas que serão necessárias para coletar as informações necessárias para a construção do cliente ideal de sua loja virtual.

Dentre as perguntas que serão feitas, não se esqueça de incluir questões sobre o grau de escolaridade dos clientes, dados demográficos, profissão, objetivos, sonhos, hábitos de compra e outras informações que ajudem a criar uma persona que seja o mais real possível.

Depois, entre em contato com seus clientes através do e-mail e envie as perguntas criadas através de um questionário para que eles possam respondê-las de forma rápida e prática.

Analise e cruze os dados 

Depois de obter as informações necessárias de sua base de clientes, é preciso analisá-las e cruzar os dados fornecidos para entender quais são as características que seus clientes compartilham.

Por exemplo, se você perceber que todos os seus clientes têm as mesmas dores, sua persona também deverá apresentar essa dor.

Analise as informações sobre todas as características que sua pessoa deve ter até encontrar dados suficientes para a etapa final: construir o perfil de seu cliente ideal.

Construa sua persona

Essa é a etapa em que a persona de seu e-commerce se torna real.

Crie um personagem real e dê a ele um nome e um rosto. Depois, descreva todas as suas características com base naquelas que foram analisadas e selecionadas após realizar o questionário com seus clientes.

Nessa etapa, é muito importante pensar em sua persona como um ser de carne e osso, que realmente existe e que irá te acompanhar nas mídias sociais, interagir com você e consumir seus produtos ou serviços.

Também é importante tomar estar atento ao definir a persona de seu e-commerce, para não atribuir a ela características muito genéricas, que podem transformá-la em uma descrição de seu público-alvo e não na representação fiel de seu consumidor dos sonhos.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é persona e como construir uma para seu e-commerce, é hora de colocar a mão na massa e criar o perfil de seu cliente ideal.

E, para isso, você pode contar com a consultoria para e-commerce da Pageshop.

Oferecemos soluções completas para ajudar na criação de estratégias e na gestão de sua loja virtual.

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