Uma das muitas tarefas que devem ser realizadas quando se tem um e-commerce, é a criação de uma política de entrega.
Sem ela, os clientes não saberão quais valores sua empresa cobra para realizar as entregas dos produtos adquiridos, quais são os prazos para que os produtos cheguem até elas, entre outros detalhes.
Não ter essas informações, pode fazer com que o consumidor abandone o carrinho de compras e decida adquirir o produto em outra loja, prejudicando suas vendas e as chances de fidelizar mais clientes.
Para te ajudar, vamos explicar, neste artigo, o que é a política de entrega, porque ela é tão importante e como criar a política de entrega de seu e-commerce. Confira:
O que é a política de entrega?
A política de entrega é o documento que explica todas as regras e processos envolvidos no frete dos produtos de seu e-commerce.
Nela estão contidas as informações sobre as formas e os prazos de envio das compras feitas em sua loja virtual, o valor cobrado pelo frete, entre outras normas adotadas por sua empresa na realização das entregas.
É fundamental que a política de entrega de seu comércio eletrônico esteja em lugar de destaque em seu site e possa ser encontrada com facilidade pelos visitantes de sua página.
Também é importante que sua política de entrega seja realizada sempre que houver alguma mudança nos procedimentos adotados por seu e-commerce, garantindo que o documento sempre reflita as verdadeiras políticas da empresa e não deixe os compradores confusos.
Por que seu e-commerce precisa ter uma política de entrega?
Possuir um documento em que todas regras e processos do envio dos produtos adquiridos em seu e-commerce estejam detalhados é importante por diversos motivos.
A primeira razão para que seu negócio possua uma política de privacidade é garantir a conformidade com a legislação.
O Decreto Federal nº 7.962/2013, também conhecido como Lei do E-commerce, determina que informações sobre o prazo de entrega de uma loja virtual precisam ser explicitadas de forma e acessível para os clientes.
Além disso, possuir uma política de entrega atualizada é essencial para gerar mais confiança entre seu e-commerce e clientes, garantindo mais vendas e menos carrinhos abandonados.
Como criar uma política de entrega para seu e-commerce?
Para criar uma política de entrega, é preciso conhecer todas as etapas do processo de envio de seu e-commerce e inseri-las de forma clara e objetiva no documento que será oferecido em seu site.
Por mais que as operações logísticas sejam diferentes em cada loja virtual, existem alguns tópicos que devem ser incluídos em sua política de entrega.
Prazos de entrega
É essencial que a política de entrega de seu e-commerce forneça todas as informações necessárias sobre o prazo para envio e recebimento dos produtos adquiridos em sua loja virtual.
Ao criar sua política, é importante incluir tópicos sobre o tempo necessário para o envio do pedido após a confirmação do pagamento, se o cálculo do prazo de entrega considera apenas dias úteis, se a postagem e a entrega dos pedidos possuem dias específicos, entre outros.
Área de cobertura
Outra informação que deve estar bem clara em sua política de entrega é a das regiões do país para as quais os produtos adquiridos em seu e-commerce podem ser enviados.
Nesta parte do documento, também é importante incluir instruções sobre como o cliente pode receber sua compra caso exista algum tipo de restrição na área em que ele vive.
Formas de entrega
Ao criar sua política de entrega, é necessário especificar quais são as modalidades de envio disponíveis em seu e-commerce.
Além de ser claro quanto às possibilidades de frete disponíveis, também é preciso explicitar quais são os prazos e as particularidades de cada uma das formas de entrega possíveis.
Valores do frete
Outro fator que deve estar presente no documento que será oferecido aos clientes é o valor do frete cobrado por seu e-commerce.
Sabemos que existem casos em que os valores da entrega dependem de outros fatores, mas, sempre que possível, procure explicitar qual o valor, ou a média de valores, cobrados para a realização das entregas em sua loja virtual.
Não se esqueça também de apontar os casos em que o frete é gratuito ou possui um preço específico para determinadas regiões.
Atrasos
Todo mundo está sujeito a imprevistos, no entanto, quanto eles acontecem, é importante estar preparado para superá-los.
Para garantir que seu cliente saiba como proceder em caso de atraso na entrega de seu pedido, é importante que sua política de entrega tenha um tópico voltado para esse caso, explicando quais são as possíveis razões para a demora no recebimento do pedido.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é uma política de entrega e como criar uma para seu e-commerce, é hora de colocar a mão na massa.
E para te ajudar neste e em outros processos, você pode contar com a Pageshop!
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