Pós-venda e-commerce
Categorias:

Como fazer um pós-venda eficiente em seu e-commerce?

Muitos comerciantes acreditam que o processo de vendas acaba no momento em que a venda é finalizada.

Existe, no entanto, uma etapa que é tão importante quanto a venda em si: o pós-venda.

Neste artigo vamos te explicar o que é o pós-venda e apresentar 5 dicas que vão te ajudar a criar um processo eficiente para seu e-commerce. Confira!

O que é pós-venda?

Quando surgiu, o objetivo do pós-venda era o de resolver problemas e dúvidas e o de analisar os feedbacks dos clientes após a realização de uma venda.

Hoje, porém, com a grande preocupação das empresas com a experiência do cliente, o pós-venda se tornou uma estratégia essencial para garantir a satisfação dos consumidores, gerar novas vendas e fidelizar clientes.

No e-commerce, o processo de pós-venda começa assim que a venda é finalizada.

A partir deste momento, uma série de ações são realizadas, como enviar atualizações do pedido para o cliente, oferecer descontos e promoções e muito mais.

5 dicas para um pós-venda eficiente

Agora que você já sabe o que é o pós-venda, é hora de entender como criar uma estratégia eficiente para seu e-commerce.

Veja as dicas que separamos para te ajudar:

1. Agradeça o cliente pela compra

Pequenos detalhes, como agradecer o cliente pela compra, podem fazer toda a diferença para ele e também para sua loja virtual.

Por isso, assim que uma compra for finalizada em seu e-commerce, é interessante que você envie uma mensagem ou um e-mail para o cliente agradecendo-o por ter adquirido produtos de sua loja.

Para tornar esse processo mais prático, é importante contar com uma solução que possibilite a automatização do envio dessas mensagens, garantindo que todos os clientes a recebam.

Assim, além de fazer com que o consumidor se sinta valorizado, a mensagem também pode ajudar a fazer com ele se lembre de sua loja por mais tempo.

2. Mantenha o consumidor atualizado sobre o status do pedido

Diferente das lojas físicas, em que o cliente sai do estabelecimento com o produto em mãos, no e-commerce ele precisa aguardar até que a mercadoria chegue até sua casa.

Sendo assim, outra forma de realizar um bom pós-venda é atualizar o cliente sobre o status de entrega de seu pedido.

Através do e-mail ou do WhatsApp, por exemplo, envie mensagens para o consumidor sempre que o status do pedido for atualizado.

Dessa forma, além de demonstrar uma preocupação com o cliente, você também faz com que ele seja lembrado de sua marca. 

3. Tenha uma logística eficiente

A logística de seu e-commerce também é muito importante para um pós-venda eficiente.

Como o objetivo do pós-venda é melhorar ainda mais a experiência do cliente, é essencial que o prazo de entrega seja cumprido e que o acompanhamento do pedido seja facilitado.

Além disso, o cuidado com a preparação e o armazenamento deve ser sempre levado em conta, buscando sempre valorizar a experiência e fazer com que o cliente se sinta exclusivo.

4. Peça o feedback dos clientes

Depois que o produto for entregue para o consumidor, é hora de pedir seu feedback sobre todo o processo de compra, desde o acesso à loja virtual até o recebimento do pedido.

Para obter a avaliação dos clientes, você pode usar ferramentas de pesquisa de satisfação que compilem todas as informações em tempo real.

Assim, além de mostrar ao cliente que você valoriza sua opinião, a análise dos feedbacks também te ajudam a melhorar a jornada de compra de seu e-commerce.

5. Ofereça benefícios e vantagens

Assim como a venda não acaba no momento em que o pedido é finalizado em seu e-commerce, o pós-venda também não acaba depois que o cliente recebe sua compra.

Para se manter sempre na memória dos consumidores que já realizaram compras em sua loja virtual, considere a possibilidade de enviar brindes e cupons de desconto em datas especiais.

Além de incentivar o cliente a realizar uma nova compra em sua loja, oferecer benefícios e vantagens também é muito importante para fidelizar consumidores e criar uma rede de clientes comprometidos com sua marca.

Conclusão

Agora que você já entendeu o que é o pós-venda e já sabe como criar uma estratégia eficiente para seu e-commerce, é hora de colocar os ensinamentos deste artigo em prática.

E, para te ajudar a obter os melhores resultados, você pode contar com a Pageshop!

Nossa consultoria para e-commerce oferece soluções completas para te ajudar a criar estratégias assertivas e garantir o sucesso de sua loja virtual.

Acesse nosso site e conheça nossas soluções!

Se você gostou deste artigo, continue acompanhando o Blog da Pageshop. Nos siga também no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.