Muitos comerciantes acreditam que o processo de vendas acaba no momento em que a venda é finalizada.
Existe, no entanto, uma etapa que é tão importante quanto a venda em si: o pós-venda.
Neste artigo vamos te explicar o que é o pós-venda e apresentar 5 dicas que vão te ajudar a criar um processo eficiente para seu e-commerce. Confira!
O que é pós-venda?
Quando surgiu, o objetivo do pós-venda era o de resolver problemas e dúvidas e o de analisar os feedbacks dos clientes após a realização de uma venda.
Hoje, porém, com a grande preocupação das empresas com a experiência do cliente, o pós-venda se tornou uma estratégia essencial para garantir a satisfação dos consumidores, gerar novas vendas e fidelizar clientes.
No e-commerce, o processo de pós-venda começa assim que a venda é finalizada.
A partir deste momento, uma série de ações são realizadas, como enviar atualizações do pedido para o cliente, oferecer descontos e promoções e muito mais.
5 dicas para um pós-venda eficiente
Agora que você já sabe o que é o pós-venda, é hora de entender como criar uma estratégia eficiente para seu e-commerce.
Veja as dicas que separamos para te ajudar:
1. Agradeça o cliente pela compra
Pequenos detalhes, como agradecer o cliente pela compra, podem fazer toda a diferença para ele e também para sua loja virtual.
Por isso, assim que uma compra for finalizada em seu e-commerce, é interessante que você envie uma mensagem ou um e-mail para o cliente agradecendo-o por ter adquirido produtos de sua loja.
Para tornar esse processo mais prático, é importante contar com uma solução que possibilite a automatização do envio dessas mensagens, garantindo que todos os clientes a recebam.
Assim, além de fazer com que o consumidor se sinta valorizado, a mensagem também pode ajudar a fazer com ele se lembre de sua loja por mais tempo.
2. Mantenha o consumidor atualizado sobre o status do pedido
Diferente das lojas físicas, em que o cliente sai do estabelecimento com o produto em mãos, no e-commerce ele precisa aguardar até que a mercadoria chegue até sua casa.
Sendo assim, outra forma de realizar um bom pós-venda é atualizar o cliente sobre o status de entrega de seu pedido.
Através do e-mail ou do WhatsApp, por exemplo, envie mensagens para o consumidor sempre que o status do pedido for atualizado.
Dessa forma, além de demonstrar uma preocupação com o cliente, você também faz com que ele seja lembrado de sua marca.
3. Tenha uma logística eficiente
A logística de seu e-commerce também é muito importante para um pós-venda eficiente.
Como o objetivo do pós-venda é melhorar ainda mais a experiência do cliente, é essencial que o prazo de entrega seja cumprido e que o acompanhamento do pedido seja facilitado.
Além disso, o cuidado com a preparação e o armazenamento deve ser sempre levado em conta, buscando sempre valorizar a experiência e fazer com que o cliente se sinta exclusivo.
4. Peça o feedback dos clientes
Depois que o produto for entregue para o consumidor, é hora de pedir seu feedback sobre todo o processo de compra, desde o acesso à loja virtual até o recebimento do pedido.
Para obter a avaliação dos clientes, você pode usar ferramentas de pesquisa de satisfação que compilem todas as informações em tempo real.
Assim, além de mostrar ao cliente que você valoriza sua opinião, a análise dos feedbacks também te ajudam a melhorar a jornada de compra de seu e-commerce.
5. Ofereça benefícios e vantagens
Assim como a venda não acaba no momento em que o pedido é finalizado em seu e-commerce, o pós-venda também não acaba depois que o cliente recebe sua compra.
Para se manter sempre na memória dos consumidores que já realizaram compras em sua loja virtual, considere a possibilidade de enviar brindes e cupons de desconto em datas especiais.
Além de incentivar o cliente a realizar uma nova compra em sua loja, oferecer benefícios e vantagens também é muito importante para fidelizar consumidores e criar uma rede de clientes comprometidos com sua marca.
Conclusão
Agora que você já entendeu o que é o pós-venda e já sabe como criar uma estratégia eficiente para seu e-commerce, é hora de colocar os ensinamentos deste artigo em prática.
E, para te ajudar a obter os melhores resultados, você pode contar com a Pageshop!
Nossa consultoria para e-commerce oferece soluções completas para te ajudar a criar estratégias assertivas e garantir o sucesso de sua loja virtual.
Acesse nosso site e conheça nossas soluções!
Se você gostou deste artigo, continue acompanhando o Blog da Pageshop. Nos siga também no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.
