Apesar de apresentar um ótimo espaço para empreender e crescer, o mercado do e-commerce também possui diversos desafios e é preciso saber lidar com eles para construir uma loja virtual de sucesso.
Cada e-commerce é único, mas, em geral, existem algumas dificuldades que são comuns para todas as marcas e é muito importante entender quais são elas.
Dessa forma, é possível buscar as melhores soluções para resolvê-las e impedir que elas atrapalhem os resultados de seu comércio eletrônico.
Neste artigo, trouxemos os 5 principais desafios enfrentados no e-commerce e como solucioná-los da melhor maneira possível. Confira!
Criar uma estratégia de logística eficiente
Criar uma estratégia de logística que seja eficiente é, sem dúvidas, um dos principais desafios enfrentados pelo e-commerce, afinal não são raras as experiências de compra que são frustradas por atrasos no envio de produtos adquiridos de forma online.
Isso acontece porque o processo de entrega de um produto é uma operação complexa e que envolve diversos fatores, como a distribuidora responsável pelo transporte do produto e a região em que o comprador vive, por exemplo.
Uma forma de resolver esse problema é oferecer ao cliente a opção de retirar sua compra em uma loja física da marca ou em algum posto de entrega parceiro que seja próximo de sua localização.
Dessa maneira, você evita atrasos na entrega do pedido e permite que o comprador se programe melhor para a chegada das mercadorias adquiridas.
Também é interessante oferecer soluções como o rastreamento de produtos para que o consumidor possa acompanhar o transporte do produto até o seu recebimento.
Evitar o abandono do carrinho de compras
O abandono do carrinho de compras é um dos maiores pesadelos dos empreendedores do comércio eletrônico e um desafio para o e-commerce de forma geral.
Um carrinho de compras pode ser abandonado por diversos motivos, como os valores elevados do frete, um cadastro cheio de campos desnecessários, um prazo de entrega muito longo e um site lento, por exemplo.
Como não existe uma única razão para o abandono do carrinho, é importante estar atento aos diversos fatores que podem ocasioná-lo e buscar medidas que melhorem a experiência do cliente nessas etapas.
Procure tornar o formulário de cadastro o mais simplificado possível, aplique técnicas de SEO para garantir a melhor navegabilidade em seu site e crie uma logística eficiente para garantir entregas ágeis e mais baratas.
Assim, você poderá diminuir os índices de abandono de carrinho em sua loja virtual e garantir melhores resultados para seu negócio.
Conquistar a confiança dos clientes
A insegurança na hora de realizar uma compra online ainda é algo muito comum entre os consumidores e é muito importante que seu e-commerce consiga conquistar a confiança desses clientes para alcançar melhores resultados.
A primeira dica para resolver esse desafio é deixar todos os dados do e-commerce em seu site, com CNPJ e endereço bem visíveis.
Também é interessante oferecer espaço para que os compradores possam deixar avaliações e comentários sobre suas experiências de compra.
Dessa forma, os visitantes de sua loja virtual poderão ver que a empresa é segura e confiável, aumentando as chances de compra em seu e-commerce.
Garantir a segurança dos dados
Outro grande desafio para o e-commerce, e para empresas que atuam no ambiente online, é garantir a segurança dos dados dos usuários.
Segundo pesquisas da Surfshark, empresa de privacidade e segurança online, o Brasil é o sexto país no mundo em que mais ocorrem vazamento de dados.
Um caso de vazamento de dados pode afetar uma loja virtual de diversas maneiras, inclusive jurídica, uma vez que a Lei Geral de Proteção de Dados já está em vigor.
Para que seu e-commerce não passe por esse tipo de situação, e possa proteger os dados de seus clientes corretamente, é importante investir em ferramentas e soluções de segurança de informação, como certificados de segurança, sistemas antifraude e antivírus, por exemplo.
Acompanhar os indicadores e métricas
Pode não parecer, mas muitos e-commerces enfrentam desafios na hora de mensurar os resultados alcançados pela empresa.
Seja por falta de organização ou por não saber como analisar as informações corretamente, muitas lojas virtuais acabam realizando uma gestão “às cegas”.
Essa prática é prejudicial para o e-commerce pois, sem esses dados, não é possível corrigir falhas que estejam impactando negativamente nos resultados da empresa e nem criar estratégias assertivas para garantir o crescimento da loja.
Para evitar esse tipo de problema, é fundamental conhecer os principais indicadores de seu negócio e adotar ferramentas que permitam o acompanhamento prático dessas informações.
Como a consultoria para e-commerce da Pageshop pode te ajudar?
Gerenciar um e-commerce não é uma tarefa fácil e existem muitos desafios que podem atrapalhar o crescimento de seu negócio.
Para superar as dificuldades e garantir que seu comércio eletrônico alcance melhores resultados, você pode contar com a Pageshop.
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