Tendências e-commerce 2023
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Quais são as principais tendências do e-commerce para 2023?

Com 2022 chegando ao fim, muitos empreendedores já começaram a planejar como será o ano de 2023 e quais serão as principais tendências para o e-commerce neste novo ano.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso estar atento às novidades do comércio eletrônico e garantir que sua loja virtual esteja sempre em destaque.

Pensando nisso, listamos neste artigo as principais tendências do e-commerce para 2023. Confira!

Jornada de compras híbrida

O principal motivo que leva os consumidores a realizar compras online são os preços mais atrativos em relação ao comércio físico.

No entanto, em muitos casos, o valor do frete acaba espantando esses clientes e fazendo com que eles desistam da compra.

Por conta disso, o modelo de compras híbrido, que permite que o cliente realize a compra na internet e retire seu produto na loja, está se tornando cada vez mais popular e promete ser uma tendência para o ano de 2023.

Assim, se além do comércio eletrônico, você também possuir um comércio físico, essa estratégia poderá trazer ótimos resultados para sua marca.

Aumento do número de compras através do celular

Segundo uma pesquisa realizada pela Capterra, cerca de 6 em cada 10 usuários preferem realizar compras online através do celular e a expectativa é de que esse número aumente em 2023.

Apesar disso, muitos clientes ainda sentem dificuldades em realizar compras utilizando o smartphone, seja por questões de segurança do site ou de responsividade.

Por isso, é importante preparar seu e-commerce para dispositivos mobile e garantir mais vendas e novos clientes para seu e-commerce.

Redução nos prazos de entrega

Um dos fatores mais importantes para garantir uma boa experiência para seus clientes, e que promete ser uma grande tendência para o e-commerce em 2023, é a agilidade na entrega dos produtos.

Sendo assim, é essencial que sua empresa invista na questão logística e procure as melhores soluções para diminuir o prazo de entrega das mercadorias adquiridas em sua loja virtual.

Além disso, o valor do frete também deve receber atenção especial, para assegurar que seus clientes não abandonem o carrinho antes de concluir a compra.

Venda de produtos e serviços por assinatura

Outra forte tendência para o próximo ano, é a venda de produtos e serviços por assinatura.

Neste modelo, também conhecido como economia da recorrência, o comprador paga uma assinatura e recebe produtos ou serviços de forma periódica.

Essa nova forma de vendas está se tornando cada vez mais popular no Brasil e, segundo a Capterra, 54% dos consumidores estariam dispostos a adquirir a assinatura deste modelo.

Consolidação do Pix como forma de pagamento

O PIX é a segunda forma de pagamento mais utilizada pelo comércio eletrônico, sendo aceita por 78% dos e-commerces brasileiros, e a tendência é que, em 2023, a aderência aumente ainda mais.

Portanto, se sua loja virtual ainda não aceita essa modalidade de pagamento, é importante investir na implementação dessa funcionalidade.

Saiba mais sobre as vantagens do PIX para seu e-commerce:

WhatsApp como canal de atendimento

Muitas lojas virtuais disponibilizam apenas o e-mail ou o telefone como canal de atendimento, porém, para 2023, a tendência é que essas ferramentas percam popularidade para meios de comunicação em tempo real como os chats online e o WhatsApp.

Esses canais são muito mais vantajosos para o atendimento ao cliente de sua loja virtual, uma vez que é possível atender os clientes com mais agilidade e eficiência.

Além disso, utilizando o WhatsApp, é possível capturar o contato de seus clientes e enviar novidades e promoções sobre seu e-commerce.

Conclusão

2023 promete ser um ano ainda melhor para o e-commerce e conta com várias novas tendências para impulsionar o crescimento desse setor no Brasil.

Agora que você já sabe quais são as principais tendências do comércio eletrônico para o próximo ano, é hora de aplicá-las em sua loja virtual.

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