Ter um e-commerce não é apenas cadastrar seus produtos e realizar vendas, mas também tomar todas as medidas necessárias para garantir que ele seja seguro e confiável.
Os casos de fraudes e de roubos de dados aumentam a cada dia que passa e, por isso, a preocupação com a segurança de sua loja virtual deve ser levada a sério.
Além disso, tomar medidas para proteger seu e-commerce pode ter um impacto positivo, uma vez que os consumidores têm demonstrado cada vez mais preocupação com a forma como as marcas tratam questões relacionadas à segurança da informação.
Para te ajudar, separamos 5 medidas que devem ser adotadas para garantir que seu e-commerce seja seguro. Confira!
1. Tenha um certificado SSL
Você provavelmente já notou que alguns sites começam com “http://” enquanto outros começam com “https://”, certo?
Esse “s” indica que o site possui um certificado SSL (Secure Sockets Layer), que funciona como uma camada a mais de segurança.
Com ele, os dados preenchidos pelos usuários em um site são enviados ao servidor de forma criptografada, o que garante processos mais seguros.
Além disso, o certificado SSL também é considerado um critério importante para os mecanismos de busca, portanto, os sites que o possuem, costumam alcançar melhores posicionamentos em buscadores como o Google, por exemplo.
2. Adote um sistema antifraude
Sistemas antifraude são tecnologias de inteligência artificial utilizadas para analisar o comportamento de compra dos consumidores de seu e-commerce.
A partir do cruzamento de diferentes dados, como histórico de compras, informações cadastrais e padrões de comportamento, a tecnologia antifraude é capaz de analisar o grau de risco de uma transação e de bloqueá-la de forma automática caso apresente algum risco.
Dessa forma, seu e-commerce fica mais seguro e é possível evitar que seu negócio sofra com possíveis golpes e fraudes.
3. Identifique possíveis vulnerabilidades
Mesmo adotando ferramentas de segurança como um certificado SSL e um sistema antifraude, ainda assim podem existir pontos vulneráveis no site de seu e-commerce.
Por isso, é fundamental que sua loja virtual seja monitorada com frequência, buscando por eventuais falhas de segurança que possam comprometer a proteção de seu e-commerce.
Além de adotar ferramentas específicas para garantir que todas as vulnerabilidades sejam eliminadas, você também pode realizar testes como se fosse um consumidor e analisar todas as etapas do processo de compra para saber se existe alguma medida que possa ser melhorada.
4. Exija senhas fortes
Ao se registrarem em sites e plataformas virtuais, a maioria dos usuários têm o costume de cadastrar senhas muito simples e que, em grande parte das vezes, são utilizadas em outros sites.
Esse tipo de hábito pode trazer riscos caso um site seja invadido e as informações de seus usuários sejam vazadas ou roubadas.
Para evitar esse tipo de problema em seu e-commerce, exija sempre a criação de senhas fortes e seguras, que combinem letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números.
5. Mantenha sistemas e softwares atualizados
Outra atitude que você deve tomar para manter seu e-commerce seguro é criar o hábito de sempre atualizar seus sistemas e plataformas de gestão.
As atualizações servem justamente para corrigir possíveis erros e problemas que possam comprometer a segurança de sua loja virtual.
Portanto, para evitar possíveis ataques e atividades fraudulentas, evite manter os softwares de seu negócio desatualizados.
Conclusão
Agora que você já conhece algumas medidas para garantir que seu e-commerce esteja seguro, é hora de aplicá-las.
E, para isso, você pode contar com a Pageshop!
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